Casamento Alternativo

Você já deve ter ido a um Casamento Alternativo ou, pelo menos, visto algo relacionado a esse tema. Mas, você sabe o que é um Casamento Alternativo? Sabe o porquê de, cada vez mais, casais optarem em realizar cerimônias alternativas?

Nessa página, explicarei um pouco sobre o conceito do Casamento Alternativo e como ele poderia ser uma ótima solução para casais que buscam algo totalmente original, diferente das cerimônias tradicionais.

O que é um Casamento Alternativo?

Atualmente, cada vez mais, ouvimos falar em Casamento Alternativo. Há muito tempo, a celebração de um casamento tinha que seguir um monte de regras. As cerimônias e festas de casamento tinham de seguir um padrão totalmente formal. A festa tinha que ser separada da cerimônia realizada na igreja. A noiva tinha que usar aqueles vestidos em formato de “bolo branco” e tinha que usar véu comprido. Os noivos tinham que tirar foto atrás da mesa do bolo e tinham que dançar valsa. Porém, nem sempre esse padrão combinava com o perfil dos noivos.

Apesar de muitos casais ainda optarem por realizar casamentos mais tradicionais, muitos passaram a buscar outras alternativas, justamente para que o momento pudesse ser uma das formas de falar sobre o casal, sobre sua história. Ao invés de desistirem da cerimônia e da comemoração de casamento, casais passaram a mudar a maneira de como realizar um casamento. Assim, começaram a surgir os Casamentos Alternativos. Agora, cada casal casa de um jeito. Têm noivos que usam tênis. Tem noiva que casa usando vestido colorido, estampado. Tem cachorro que entra com as alianças. A marcha nupcial pode ser qualquer uma e o noivo pode entrar ao som do tema de Star Wars. A decoração pode ser clássica, retrô, vintage, cult, divertida, rústica, temática. Os padrinhos podem usar camiseta de super-heróis. As madrinhas podem usar a mesma cor e modelo de vestido, ou não. A cerimônia pode ser realizada fora da igreja, numa praça, num parque, num sítio ou fazenda, num bar ou até num campo de futebol. Pode ser para um montão de gente ou só para os íntimos, como acontece nos Mini Weddings. Todas essas formas reinventaram a forma de realizar um casamento.

Praticidade e economia com o Casamento Alternativo

Além da questão de gosto e realização pessoal, Casamentos Alternativos surgiram também com a possibilidade de economia. Casais passaram a definir suas prioridades. Alguns priorizam a viagem de lua de mel e realizam uma cerimônia simples, apenas para não passar em branco diante dos familiares e amigos mais próximos. Outros, priorizam a recepção para diversão entre família e amigos, usando e abusando das cabines de fotografia, das pistas de dança e baladinha, das coreografias para a dança dos noivos ao invés da tradicionalíssima valsa. Outros, priorizam a realização da cerimônia e da recepção, onde todos os acontecimentos e escolhas dos noivos apontam para o estilo e história do casal. Há quem economize nos gastos e opte por cerimônias mais rústicas, com uma decoração handmade, feita à mão, pelos próprios noivos, priorizando itens como uma boa fotografia e/ou filmagem para registro do momento, já que depois do casamento, na correria do dia-a-dia, o que restam são os registros. Assim, o Casamento Alternativo possibilita um orçamento flexível, moldável de acordo com a preferência e prioridade do casal.

Locais para realizar um Casamento Alternativo

Existem diversas opções econômicas e criativas para realizar um Casamento Alternativo. A escolha do local para realização de uma cerimônia alternativa depende muito do estilo e da personalidade do casal. Abaixo, listamos algumas sugestões:

Quintal

Se a ideia é economizar, não há opção melhor. Se a noiva ou o noivo possuírem, ou conhecerem algum amigo ou parente que possuam um quintal grande, com uma área ampla onde possa ser realizada a cerimônia, você pode optar por um charmoso Mini Wedding

Sítio ou fazenda

Se o casal gostar do estilo rústico, a melhor opção é a realização do casamento em sítio ou fazenda. A decoração rústica pode ser uma opção mais econômica e elegante do que as mais clássicas, pois combinam bem com o ambiente e dão um toque romântico, mais do que especial.

Se o casamento for à noite, vale a pena investir no uso de pequenas luzes, estilo pisca-pisca, ou de varais de lâmpadas amarelas, no local da cerimônia. Outra opção é usar velas, que deixam o ambiente bem charmoso. Porém, para evitar problemas, prefira luzes e candeeiros elétricos.

Fábricas desativadas ou casa antiga

Para casais mais descolados, o casamento em locais rústicos e com aspecto de abandonado pode oferecer um visual lindíssimo, se limpo e revestido por uma decoração adequada. O ideal é abusar de luzes baixas, tecidos leves e materiais de madeira rústica. Velas também são bem aceitas. Além da economia, o casamento tem um tom despojado e original.

Parques ou praças públicas

Muitos casais gostam de realizar o seu casamento nos locais que fizeram parte do início ou do decorrer do relacionamento. Por isso, os parques e as praças são uma boa opção para um Mini Wedding. Porém, como tratam-se de locais públicos, é necessário pedir autorização à prefeitura da cidade.

Campos de futebol

Para casais amantes de futebol, o casamento em um campo pode ser uma opção original e divertida. Se o local tiver boas condições, como: banheiros, pintura em dia e gramado bem cuidado, pode ser um cenário lindo para um casamento – preferencialmente diurno.

Procure saber se há algum time na cidade, que disponibilize o campo para eventos. Se sua ideia é economizar, opte por times pequenos ao invés de grandes estádios.

Na balada

Casais que não querem uma cerimônia tradicional e que gostam do ambiente de baladas, podem fazer o casamento em danceterias. Muitas baladas oferecem a opção de fazer festas fechadas e os preços costumam ser bem mais baratos do que espaços para casamento comuns.

A festa fica com um clima de badalação e não é preciso estressar com muita coisa, já que costumam disponibilizar os ambientes da balada, como o bar e banheiros, e equipes de limpeza e segurança para o evento.

Na praia

Nesse caso, a paisagem e temática podem servir de cenário ideal para o casamento. A decoração deve acompanhar o clima praiano, ressaltando o clima tranquilo e natural do ambiente. Dependendo do tempo, a recepção pode até ser feita na areia.

Se o casamento durar até à noite, pode-se utilizar tochas com velas para melhor iluminação e realização de um luau.

Casamento a Dois – Elopement Wedding

Não é somente o local que caracteriza um Casamento Alternativo, mas a forma como os detalhes se integram e como, de fato, o casamento acontece. As principais características podem ser expressadas na cerimônia, na decoração, nas vestimentas de noivos, padrinhos e convidados, na trilha sonora do casamento, no local escolhido, nos convites dos convidados e padrinhos, nas lembrancinhas entregues, na entrada e saída dos noivos, e muitos mais.

O Casamento a Dois, ou Elopement Wedding, é uma ótima opção de casamento alternativo para noivos que desejam economizar ao máximo, sem deixar de celebrar um momento tão especial na vida do casal.

Apesar da tendência ter sido bastante comentada no Brasil em 2016, poucos conhecem o seu conceito. Comum em diversos países, o Elopement Wedding propõe uma cerimônia íntima, um Casamento a Dois. O termo vem da palavra elope que, em inglês, significa fugir. Mas, não precisa se preocupar! O conceito não é pegar um voo e casar em Las Vegas, escondido dos pais. A ideia é fugir de todos os custos e stress que a organização e realização de um casamento mais convencional possa trazer ao casal.

Como organizar um Elopement Wedding

Tudo é muito mais simples. Para começar, os noivos devem escolher o cenário ideal. Pode ser em uma praia deserta, um parque ecológico, um refúgio nas montanhas, uma antiga livraria ou biblioteca, um coreto, um local à beira do lago ou até em uma capelinha. Desde que seja um espaço tranquilo, bonito e, de preferência, sem custo. Sendo assim, o casal pode optar em não convidar ninguém para a cerimônia ou chamar alguns familiares e amigos mais íntimos para presenciar o momento. O ideal é não ultrapassar 20 convidados.

O traje do casal deve ser simples, mas bem escolhido, pois serão fundamentais para garantir belas fotos, e darão um charme especial à cerimônia.

O local não precisa ser decorado, pois decorar exige gasto. O cenário por si só é o suficiente.

O celebrante não precisa ser algum religioso ou juiz de paz. Pode ser um amigo dos noivos que irá fazer apenas um discurso rápido. Os noivos podem escrever os próprios votos e trocar as alianças, dispensando os cortejos habitualmente realizados.

O único custo relevante com esse tipo de casamento é com relação à contratação de um bom fotógrafo e cinegrafista, o que se torna indispensável para o registro desse único e importante momento do casal.

Veja as fotos do Casamento a Dois – Elopement Wedding – do casal Renan e Bia.

Após a cerimônia, se o casal desejar, ainda pode-se comemorar o matrimônio em um restaurante com amigos e familiares próximos e, dias depois, usar as fotos feitas durante a cerimônia para comunicar as demais pessoas, o novo estado civil.

Viu só? São muitas as opções de se fazer um Casamento Alternativo. É possível gastar quase nada e não passar por um alto nível de estresse ao planejar e realizar um momento lindo, tão único e inesquecível para o casal.